Biblioteca

Artigos, livros e paradidáticos para download, que abordem gênero de maneira geral e o seu trato junto ao ensino de história.

ALMEIDA, Alderico Segundo Santos. Curta a diversidade: propostas pedagógicas para a discussão do tema homossexualidade na escola [recurso eletrônico] Alderico Segundo Santos Almeida, Jackson Ronie Sá Silva; prefácio Marcia Cristina Gomes. – EDUEMA, 2021. Disponível em : https://www.editorauema.uema.br/wp-content/uploads/files/2021/11/e-book-curta-a-diversidade-final-1637343931.pdf

ABREU, Rosyane de Oliveira. Diversidade, ensino de história e as práticas educativas na Educação Básica: uma abordagem histórica. XXVII Simpósio Nacional de História. Julho de 2015. Florianópolis – SC. Disponível em: https://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434184576_ARQUIVO_Diversidade,ensinodeHistoriaeaspraticaseducativasnaEducacaoBasicaumaabordagemhistorica.pdf

ABUD, Kátia. Propostas para o Ensino de História: a construção de um saber escolar. Fronteiras: Revista de História| Dourados, MS|v.18| n,31| p.296- 304 |Jan./ Jun.2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5882/588266486016.pdf

ALTMANN, Helena. Orientação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Feministas, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/PthD6cgdcDC7MMvJw5zxXDr/?format=pdf&lang=pt

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação pedagógicas. Urutágua: Revista Acadêmica multidisciplinar. Maringá, UEM, n. 7, p. 1-11, ago./nov. 2004. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/007/07bovo.pdf

CARRARA, Sergio e HEILBORN, Maria Luiza (org.) Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: CEPESC/ Brasília: SPM, 2009. Disponível: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf

CAMPELLO, Livia; COSTA, Welington Oliveira de Souza. Cultura e multiculturalismo: identidade LGBT, transexuais e questões de gênero.  Vol. 01, n.46, Curitiba, 2017. pp. 146-163. Disponível em: https://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/2003

CASTRO, Roney; FERRARI, Anderson; SANTOS, Michele; PEDROSA, Marilda. Entre silêncios e silenciamentos: relações de gênero, sexualidades e ensino de História. Revista do Centro de Ciências da Educação. Volume 37, n.4 – p.944-967, out./dez.2019 – Florianópolis. disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338055619_Entre_silencios_e_silenciamentos_relacoes_de_genero_sexualidades_e_ensino_de_Historia

FACCHINI, Regina. Movimento homossexual no Brasil: recompondo um histórico.
Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/20788_arquivo.pdf

FILHO, Amílcar. Uma questão de gênero: onde o masculino e o feminino se cruzam.
IFCH-UNICAMP. Campinas- SP, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/9qWCTLfW8Qvr9bTspS9dSsd/abstract/?lang=pt

FURLANI, Jimena. Gênero e sexualidade nos materiais didáticos e paradidáticos. In: Educação para Igualdade de gênero. Ministério da Educação. Ano XVII – Boletim 26 – novembro de 2008. Disponível em: http://www.cedei.unir.br/submenu_arquivos/761_1.1_u3_a_educacao_para_igualdade_de_genero.pdf

HENRIQUES, Ricardo. Raça e gênero no sistema de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasília: UNESCO, 2002. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129720POR.pdf

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. V 1, nº1, 2001, pp. 9 a 43. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf

______________.Currículo, gênero e sexualidade. Colecção Currículo, Políticas e Práticas. Porto Editora, 2001. ISBN 972-0-3485-4.

______________. Teoria queer- uma política pós – identitária para a educação. Estudos Feministas, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/?lang=pt&format=pdf.

MARINHO, João Cândido Carvalho. O ensino de história na perspectiva das relações de gênero estabelecidas na família brasileira. ANPUH – Brasil – 30º Simpósio Nacional de  História – Recife, 2019. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1565292912_ARQUIVO_2.OENSINODEHISTORIANAPERSPECTIVADASRELACOESDEGENERO.pdf

NASCIMENTO, Antonio Dias e HETKOWSKI, Tania Maria (org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas cientificas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/jc8w4/pdf/nascimento-9788523208721.pdf

NUNES, Priscila Spindler Corrêa. Gênero e sexualidade nas aulas de História: composições para um currículo alternativo. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós- Graduação em Ensino de História, Porto Alegre/- Graduação em Ensino de História, Porto Alegre/ RS , 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213527

PEREIRA, Nilton; MARQUES, Diego. Narrativa do estranhamento: ensino de história entra a identidade e a diferença. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho de 2001. Disponível em:https://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1307971840_ARQUIVO_Narrativadoestranhamentotextofinal.pdf

PRAUN, Andrea. Sexualidade, gênero e suas relações de poder. Revista Húmus, 2011. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1641

SILVA, Tomas Tadeu. A produção social da identidade e da diferença; In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008. Disponível em: http://diversidade.pr5.ufrj.br/images/banco/textos/SILVA_-_Identidade_e_Diferen%C3%A7a.pdf.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. New York> Columbia University Press, 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAnero-Joan%20Scott.pdf

SOUZA, Diego. Diversidade sexual e de gênero no ensino de história. ANPUH-Brasil – 30° Simpósio Nacional de História – Recife, 2019. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1572377097_ARQUIVO_oensinodehistoria.pdf