Por que falar sobre gênero e diversidade nas aulas de História?
Falar sobre gênero e diversidade em sala de aula é fundamental para contribuirmos com uma educação efetivamente inclusiva, que considere as diferentes formas de ser e viver. Entender gênero como uma categoria de análise possibilita que percebamos os papéis sociais como construções sociais e históricas, que estão em processo constante de mudança.
Não falar sobre as diferenças que compõem o cotidiano escolar é mais uma vez estimular a exclusão de determinados grupos, as diferentes maneiras de silenciamentos trazem distanciamento, segregação e preconceitos, caracterizados através da homofobia e transfobia, que muitas vezes chegam aos extremos, como podem ser notados através dos altos índices de homicídios contra gays, transexuais e travestis.
Apesar dos muitos avanços na legislação, ampliação de materiais e debates no meio acadêmico, a inserção da temática em salas de aula ainda não constitui uma realidade e os fatores são vários, por isso, devemos atuar na contramão das dificuldades e persistir na luta por uma sociedade mais justa e de amplas possibilidades para os seus cidadãos.